Entre em contato conosco para saber mais sobre nosso trabalho em prol da educação. Sua mensagem é muito importante para nós e teremos prazer em respondê-la o mais breve possível.
1º Seminário Sobre Evasão Escolar no Município de Mâncio
O 1º Seminário sobre Evasão Escolar no Município de Mâncio Lima – Acre, organizado pelo Mapa Educação se propôs a debater e analisar os processos de evasão escolar na Educação Básica do município, através de debates acerca dessa temática com o objetivo de encontrar formas para enfrentar a evasão e o abandono escolar. A falta de acesso à internet e a ferramentas eficazes de ensino remoto são motivos que desestimulam e até impossibilitam a permanência de crianças e jovens na escola. Vencer os desafios impostos pelas desigualdades, agora ampliadas com a pandemia, é uma tarefa que necessita do envolvimento intersetorial e ágil do poder público.
Na oportunidade, foram debatidas as características qualitativas e quantitativas do percurso dos estudantes da Educação Básica no Município de Mâncio Lima, abordando o trabalho docente, o sucesso dos estudantes e as três formas de saída da educação: o abandono, as transições para o mundo do trabalho e para o ensino superior.
Status: projeto realizado.
O jovem canoense e o Ensino Superior: pesquisa com estudantes
Este projeto visa investigar a relação dos estudantes do 2º e 3º ano do Ensino Médio em escolas públicas estaduais de Canoas com o Ensino Superior, devido a uma demanda percebida de que o jovem canoense quer acessar a Universidade Pública e não encontra meios para isso. Por meio de uma pesquisa, conduzida de forma online devido à pandemia, aborda as motivações dos estudantes para ingressar na universidade, os obstáculos que enfrentam, o papel da escola na promoção desse acesso e o conhecimento dos estudantes sobre cotas, sistemas de financiamento público e outros aspectos relevantes.
O objetivo do projeto foi identificar áreas de oportunidade para intervenções educacionais que possam melhorar efetivamente a preparação e o apoio oferecido aos estudantes que desejam ingressar na universidade. Além disso, buscou-se também colher propostas dos estudantes para melhorar essa relação, incentivando sua participação ativa na transformação da escola.