Site Mapa Educação

O que é o Mapa?

O Mapa Educação é uma organização independente, suprapartidária e integradora. Nós engajamos juventudes de todo o Brasil para atuarem, em suas realidades, com projetos educacionais.

Como atuamos?

Nossa missão: Engajamos juventudes de todo o Brasil para atuarem, em suas realidades, com projetos educacionais.
  • Evidenciar

    Evidenciar as necessidades dos jovens e despertar o seu potencial de transformação;

  • Preparar

    Preparar os jovens para os debates e desafios educacionais enfrentados pelas juventudes brasileiras;

  • Abrir espaço

    Abrir espaços para que as juventudes tenham papel ativo e central nos debates sobre educação básica.

Formação

Aulas, palestras, oficinas, democratização do conhecimento

Escuta Ativa

Pesquisas, consultas, conversas individuais e em grupos

Articulação

Engajamento, articulação e sensibilização de atores

Mobilização

Conferências nacionais, eventos e fóruns de juventudes

Nossa visão

Existimos para que a educação básica atenda às reais necessidades das juventudes brasileiras.

Nossos valores

Suprapartidarismo

Valorizamos a autonomia da organização e o diálogo com todos os governos e partidos, prezando sempre pela democracia. O Mapa, suas e seus integrantes não aceitam recursos públicos nem doações de organizações que sejam dirigidas por pessoas que estejam em cargos públicos eletivos.

Ética

Pautados em princípios éticos e morais, não recebemos doações que denotam conflitos de interesse e conflito de imagem, assim como não tomamos decisões que possam beneficiar pessoalmente associadas, diretoras, presidentes, conselheiras e voluntárias.

Integração

Baseados no poder da integração, buscamos em nossas ações a colaboração entre todos e a integração em rede de todo o Brasil. Todos somos responsáveis por cuidarmos do mapa e por juntos unirmos nossas potências para alcançarmos nossos propósitos. Juntos somos sempre mais.

Jovem

Acreditamos na potência de todo jovem para transformar a educação do seu território. Por isso, formamos jovens líderes para que se destaquem e transformem a educação nos diferentes estados do Brasil.

Diversidade

Respeitamos e valorizamos a diversidade em todas as suas formas, por isso recriminamos qualquer tipo de descriminação por questões de etnia, idade, gênero, religião, orientação sexual, deficiência, classe social, nacionalidade e regionalidade. Respeite as minas, os manos, as monas, todes!

Transformação

Buscamos através de nossas ações conhecer as necessidades e demandas dos diferentes contextos de educação com uma postura aberta e investigativa para que através desses conhecimentos possamos agir e transformar a realidade educacional do Brasil.

Time Institucional

Verônica Caricati

Diretora Executiva

Paulista, psicóloga, licenciada em História e especialista em Psicopedagogia. Com experiência nas áreas de psicologia clínica e organizacional, também atuou com psicologia em instituições da educação infantil e educação não formal. É alumni do Ensina Brasil, onde lecionou na rede pública e desenvolveu projetos educacionais. Atualmente, está no terceiro setor onde faz parte da Diretoria Executiva do Mapa Educação e atua como Coordenadora de Ensino Superior e Dados no Instituto Ponte, contribuindo para a transformação de vidas através da educação.

Rodrigo Vanderlei

Diretor Executivo

Pernambucano, apaixonado por educação e oriundo da escola pública. Graduando em Ciências Sociais, é Secretário Geral do Conselho Nacional de Juventude e, desde 2023, um dos mais jovens Diretores Executivos da história da organização.
 

Bárbara Betts

Diretora de Gente

Carioca, Doutoranda em Design e Sociedade. Pesquisadora do LIDE (Laboratório Interdisciplinar Design Educação), trabalha pensando em como criar materiais didáticos que potencializem uma construção de conhecimento colaborativa e horizontal a partir de atividades mão na massa.

Arão Mota

Diretor de Engajamento

Maranhense, estudante de Direito na Universidade Federal do Maranhão, tem experiência como estagiário jurídico e assessor técnico na Câmara Municipal. Foi bolsista do Programa de Intercâmbio Cidadão do Mundo e participou do Parlamento Jovem Brasileiro. Adora viajar, conhecer novos lugares e estar com amigos. Acredita no poder do Mapa como ferramenta para mudar a vida de jovens e comunidades pelo Brasil por meio da educação e das oportunidades.

Ryan Medeiros

Coordenador de Comunicação

Goiano, estudante de Ciência Política na Universidade de Brasília. Atuou como monitor e coordenador no Centro de Línguas de Brasília e foi diretor de comunicação no Projeto Matrix. Atualmente, é líder e coordenador de comunicação no Mapa Educação.

Emily Machado

Coordenadora da Jornada

Emily Machado do Distrito Federal e graduanda em Letras Português pela UNB. Apaixonada por educação atua como liderança no Mapa Educação desde dezembro de 2019, realizando mobilizações voltadas especialmente para a área educacional. Acredita no poder transformador da educação e na importância dos jovens como agentes transformadores da sociedade.

Conselhos

DIRETORIA EXECUTIVA

Rodrigo Vanderlei

Verônica Caricati

 

CONSELHO DELIBERATIVO

Catarina Caricati

Mizia Brito

Wesla Monteiro

CONSELHO FISCAL

Camila Cristina da Silva

Marcos Antônio Filho

William Marchesi

ASSOCIADOS FUNDADORES

Tabata Amaral

Renan Ferreirinha

Ligia Stocche

Gabriel Dolabella

Daniel Vargas

Fernando Andrade

CONSELHO CONSULTIVO

Alice Ribeiro

Claudia Costin

Carol Campos

Ana Inoue

Rogério Monaco

Cleuza Repulho

Pilar Lacerda

Mário Volpi

Ligia Stocche

Tabata Amaral

Renan Ferreirinha

 

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1º Seminário Sobre Evasão Escolar no Município de Mâncio

O 1º Seminário sobre Evasão Escolar no Município de Mâncio Lima – Acre, organizado pelo Mapa Educação se propôs a debater e analisar os processos de evasão escolar na Educação Básica do município, através de debates acerca dessa temática com o objetivo de encontrar formas para enfrentar a evasão e o abandono escolar. A falta de acesso à internet e a ferramentas eficazes de ensino remoto são motivos que desestimulam e até impossibilitam a permanência de crianças e jovens na escola. Vencer os desafios impostos pelas desigualdades, agora ampliadas com a pandemia, é uma tarefa que necessita do envolvimento intersetorial e ágil do poder público.

Na oportunidade, foram debatidas as características qualitativas e quantitativas do percurso dos estudantes da Educação Básica no Município de Mâncio Lima, abordando o trabalho docente, o sucesso dos estudantes e as três formas de saída da educação: o abandono, as transições para o mundo do trabalho e para o ensino superior.

Status: projeto realizado. 

O jovem canoense e o Ensino Superior: pesquisa com estudantes

Este projeto visa investigar a relação dos estudantes do 2º e 3º ano do Ensino Médio em escolas públicas estaduais de Canoas com o Ensino Superior, devido a uma demanda percebida de que o jovem canoense quer acessar a Universidade Pública e não encontra meios para isso. Por meio de uma pesquisa, conduzida de forma online devido à pandemia, aborda as motivações dos estudantes para ingressar na universidade, os obstáculos que enfrentam, o papel da escola na promoção desse acesso e o conhecimento dos estudantes sobre cotas, sistemas de financiamento público e outros aspectos relevantes. 

O objetivo do projeto foi identificar áreas de oportunidade para intervenções educacionais que possam melhorar efetivamente a preparação e o apoio oferecido aos estudantes que desejam ingressar na universidade. Além disso, buscou-se também colher propostas dos estudantes para melhorar essa relação, incentivando sua participação ativa na transformação da escola.

Status: projeto realizado.