O Mapa Educação é uma organização independente, suprapartidária e integradora. Nós engajamos juventudes de todo o Brasil para atuarem, em suas realidades, com projetos educacionais.
Aulas, palestras, oficinas, democratização do conhecimento
Pesquisas, consultas, conversas individuais e em grupos
Engajamento, articulação e sensibilização de atores
Conferências nacionais, eventos e fóruns de juventudes
Existimos para que a educação básica atenda às reais necessidades das juventudes brasileiras.
Valorizamos a autonomia da organização e o diálogo com todos os governos e partidos, prezando sempre pela democracia. O Mapa, suas e seus integrantes não aceitam recursos públicos nem doações de organizações que sejam dirigidas por pessoas que estejam em cargos públicos eletivos.
Pautados em princípios éticos e morais, não recebemos doações que denotam conflitos de interesse e conflito de imagem, assim como não tomamos decisões que possam beneficiar pessoalmente associadas, diretoras, presidentes, conselheiras e voluntárias.
Baseados no poder da integração, buscamos em nossas ações a colaboração entre todos e a integração em rede de todo o Brasil. Todos somos responsáveis por cuidarmos do mapa e por juntos unirmos nossas potências para alcançarmos nossos propósitos. Juntos somos sempre mais.
Acreditamos na potência de todo jovem para transformar a educação do seu território. Por isso, formamos jovens líderes para que se destaquem e transformem a educação nos diferentes estados do Brasil.
Respeitamos e valorizamos a diversidade em todas as suas formas, por isso recriminamos qualquer tipo de descriminação por questões de etnia, idade, gênero, religião, orientação sexual, deficiência, classe social, nacionalidade e regionalidade. Respeite as minas, os manos, as monas, todes!
Buscamos através de nossas ações conhecer as necessidades e demandas dos diferentes contextos de educação com uma postura aberta e investigativa para que através desses conhecimentos possamos agir e transformar a realidade educacional do Brasil.
Verônica Caricati do estado de São Paulo, psicóloga, licenciada em história e especialista em psicopedagogia. Teve experiências na área de psicologia clínica e organizacional e atuou com projetos na educação infantil e educação não formal, é alumni do programa de formação de lideranças Ensina Brasil onde atuou como professora e com projetos na rede pública.
Karen Calixto, do estado de Minas Gerais e estudante de Pedagogia na UnB. Atua como cofundadora e presidente do Projeto Matrix, diretora de engajamento e líder do Movimento Mapa Educação, também atua como gestora de comunidades e designer de experiências de aprendizagem.
Bárbara Betts é do estado do Rio de Janeiro e Doutoranda em Design e Sociedade. Pesquisadora do LIDE (Laboratório Interdisciplinar Design e Educação), trabalha pensando em como criar materiais didáticos que tragam para crianças e jovens metodologias de ensino que os coloquem como protagonistas na sua construção de conhecimento.
Herbert Venas, da cidade de Salvador, na Bahia, graduando em Direito, pesquisador da área de combate ao racismo e à intolerância religiosa, militante do Movimento Negro, Conselheiro de Juventude do Estado da Bahia e liderança do Movimento Mapa Educação. Busca refletir sobre políticas públicas, governança, democracia e direitos humanos.
Ryan Medeiros, do Distrito Federal, estudante de Ciência Política em Brasília, Analista de Relações no Mapa Educação e Diretor no Projeto Matrix, acredita no poder transformador da educação para o desenvolvimento social. Sua atuação como liderança no Mapa Educação reflete seu compromisso em empoderar a juventude.
Rodrigo Vanderlei
Verônica Caricati
Catarina Caricati
Gabriel Dolabella
Gustavo Empinotti
Mizia Brito
Wesla Monteiro
Camila Cristina da Silva
Marcos Antônio Filho
William Marchesi
Tabata Amaral
Renan Ferreirinha
Ligia Stocche
Gabriel Dolabella
Daniel Vargas
Fernando Andrade
Alice Ribeiro
Claudia Costin
Carol Campos
Ana Inoue
Marcus Barão
Rogério Monaco
Cleuza Repulho
Pilar Lacerda
Mário Volpi
Tabata Amaral
Ligia Stocche
Renan Ferreirinha
O 1º Seminário sobre Evasão Escolar no Município de Mâncio Lima – Acre, organizado pelo Mapa Educação se propôs a debater e analisar os processos de evasão escolar na Educação Básica do município, através de debates acerca dessa temática com o objetivo de encontrar formas para enfrentar a evasão e o abandono escolar. A falta de acesso à internet e a ferramentas eficazes de ensino remoto são motivos que desestimulam e até impossibilitam a permanência de crianças e jovens na escola. Vencer os desafios impostos pelas desigualdades, agora ampliadas com a pandemia, é uma tarefa que necessita do envolvimento intersetorial e ágil do poder público.
Na oportunidade, foram debatidas as características qualitativas e quantitativas do percurso dos estudantes da Educação Básica no Município de Mâncio Lima, abordando o trabalho docente, o sucesso dos estudantes e as três formas de saída da educação: o abandono, as transições para o mundo do trabalho e para o ensino superior.
Status: projeto realizado.
Este projeto visa investigar a relação dos estudantes do 2º e 3º ano do Ensino Médio em escolas públicas estaduais de Canoas com o Ensino Superior, devido a uma demanda percebida de que o jovem canoense quer acessar a Universidade Pública e não encontra meios para isso. Por meio de uma pesquisa, conduzida de forma online devido à pandemia, aborda as motivações dos estudantes para ingressar na universidade, os obstáculos que enfrentam, o papel da escola na promoção desse acesso e o conhecimento dos estudantes sobre cotas, sistemas de financiamento público e outros aspectos relevantes.
O objetivo do projeto foi identificar áreas de oportunidade para intervenções educacionais que possam melhorar efetivamente a preparação e o apoio oferecido aos estudantes que desejam ingressar na universidade. Além disso, buscou-se também colher propostas dos estudantes para melhorar essa relação, incentivando sua participação ativa na transformação da escola.
Status: projeto realizado.