Site Mapa Educação

O que é o Mapa?

O Mapa Educação é uma organização independente, suprapartidária e integradora. Nós engajamos juventudes de todo o Brasil para atuarem, em suas realidades, com projetos educacionais.

Como atuamos?

Nossa missão: Engajamos juventudes de todo o Brasil para atuarem, em suas realidades, com projetos educacionais.

Formação

Aulas, palestras, oficinas, democratização do conhecimento

Escuta Ativa

Pesquisas, consultas, conversas individuais e em grupos

Articulação

Engajamento, articulação e sensibilização de atores

Mobilização

Conferências nacionais, eventos e fóruns de juventudes

Nossa visão

Existimos para que a educação básica atenda às reais necessidades das juventudes brasileiras.

Nossos valores

Suprapartidarismo

Valorizamos a autonomia da organização e o diálogo com todos os governos e partidos, prezando sempre pela democracia. O Mapa, suas e seus integrantes não aceitam recursos públicos nem doações de organizações que sejam dirigidas por pessoas que estejam em cargos públicos eletivos.

Ética

Pautados em princípios éticos e morais, não recebemos doações que denotam conflitos de interesse e conflito de imagem, assim como não tomamos decisões que possam beneficiar pessoalmente associadas, diretoras, presidentes, conselheiras e voluntárias.

Integração

Baseados no poder da integração, buscamos em nossas ações a colaboração entre todos e a integração em rede de todo o Brasil. Todos somos responsáveis por cuidarmos do mapa e por juntos unirmos nossas potências para alcançarmos nossos propósitos. Juntos somos sempre mais.

Jovem

Acreditamos na potência de todo jovem para transformar a educação do seu território. Por isso, formamos jovens líderes para que se destaquem e transformem a educação nos diferentes estados do Brasil.

Diversidade

Respeitamos e valorizamos a diversidade em todas as suas formas, por isso recriminamos qualquer tipo de descriminação por questões de etnia, idade, gênero, religião, orientação sexual, deficiência, classe social, nacionalidade e regionalidade. Respeite as minas, os manos, as monas, todes!

Transformação

Buscamos através de nossas ações conhecer as necessidades e demandas dos diferentes contextos de educação com uma postura aberta e investigativa para que através desses conhecimentos possamos agir e transformar a realidade educacional do Brasil.

Time Institucional

Rodrigo Vanderlei

Diretor Executivo

Pernambucano de 19 anos, Rodrigo é Diretor Executivo do Mapa Educação, graduando em ciências sociais pela UFPE, Conselheiro Nacional de Juventude, e fundador do cursinho pré-vestibular para estudantes de escolas públicas Redabeat. Rodrigo é o primeiro membro de sua família a entrar em uma universidade pública e é o mais jovem Diretor da instituição.
 

Verônica Caricati

Diretora Executiva

Verônica Caricati do estado de São Paulo, psicóloga, licenciada em história e especialista em psicopedagogia. Teve experiências na área de psicologia clínica e organizacional e atuou com projetos na educação infantil e educação não formal, é alumni do programa de formação de lideranças Ensina Brasil onde atuou como professora e com projetos na rede pública.

Karen Calixto

Diretora de Engajamento

Karen Calixto, do estado de Minas Gerais e estudante de Pedagogia na UnB. Atua como cofundadora e presidente do Projeto Matrix, diretora de engajamento e líder do Movimento Mapa Educação, também atua como gestora de comunidades e designer de experiências de aprendizagem.

Bárbara Betts

Diretora de Gente

Bárbara Betts é do estado do Rio de Janeiro e Doutoranda em Design e Sociedade. Pesquisadora do LIDE (Laboratório Interdisciplinar Design e Educação), trabalha pensando em como criar materiais didáticos que tragam para crianças e jovens metodologias de ensino que os coloquem como protagonistas na sua construção de conhecimento.

Herbert Venas

Analista de Engajamento

Herbert Venas, da cidade de Salvador, na Bahia, graduando em Direito, pesquisador da área de combate ao racismo e à intolerância religiosa, militante do Movimento Negro, Conselheiro de Juventude do Estado da Bahia e liderança do Movimento Mapa Educação. Busca refletir sobre políticas públicas, governança, democracia e direitos humanos.

Ryan Medeiros

Analista de Relações

Ryan Medeiros, do Distrito Federal, estudante de Ciência Política em Brasília, Analista de Relações no Mapa Educação e Diretor no Projeto Matrix, acredita no poder transformador da educação para o desenvolvimento social. Sua atuação como liderança no Mapa Educação reflete seu compromisso em empoderar a juventude.

Conselhos

DIRETORIA EXECUTIVA

Rodrigo Vanderlei

Verônica Caricati

 

CONSELHO DELIBERATIVO

Catarina Caricati

Gabriel Dolabella

Gustavo Empinotti

Mizia Brito

Wesla Monteiro

CONSELHO FISCAL

Camila Cristina da Silva

Marcos Antônio Filho

William Marchesi

ASSOCIADOS FUNDADORES

Tabata Amaral

Renan Ferreirinha

Ligia Stocche

Gabriel Dolabella

Daniel Vargas

Fernando Andrade

CONSELHO CONSULTIVO

Alice Ribeiro

Claudia Costin

Carol Campos

Ana Inoue

Marcus Barão

Rogério Monaco

Cleuza Repulho

Pilar Lacerda

Mário Volpi

Tabata Amaral

Ligia Stocche

Renan Ferreirinha

plugins premium WordPress

1º Seminário Sobre Evasão Escolar no Município de Mâncio

O 1º Seminário sobre Evasão Escolar no Município de Mâncio Lima – Acre, organizado pelo Mapa Educação se propôs a debater e analisar os processos de evasão escolar na Educação Básica do município, através de debates acerca dessa temática com o objetivo de encontrar formas para enfrentar a evasão e o abandono escolar. A falta de acesso à internet e a ferramentas eficazes de ensino remoto são motivos que desestimulam e até impossibilitam a permanência de crianças e jovens na escola. Vencer os desafios impostos pelas desigualdades, agora ampliadas com a pandemia, é uma tarefa que necessita do envolvimento intersetorial e ágil do poder público.

Na oportunidade, foram debatidas as características qualitativas e quantitativas do percurso dos estudantes da Educação Básica no Município de Mâncio Lima, abordando o trabalho docente, o sucesso dos estudantes e as três formas de saída da educação: o abandono, as transições para o mundo do trabalho e para o ensino superior.

Status: projeto realizado. 

O jovem canoense e o Ensino Superior: pesquisa com estudantes

Este projeto visa investigar a relação dos estudantes do 2º e 3º ano do Ensino Médio em escolas públicas estaduais de Canoas com o Ensino Superior, devido a uma demanda percebida de que o jovem canoense quer acessar a Universidade Pública e não encontra meios para isso. Por meio de uma pesquisa, conduzida de forma online devido à pandemia, aborda as motivações dos estudantes para ingressar na universidade, os obstáculos que enfrentam, o papel da escola na promoção desse acesso e o conhecimento dos estudantes sobre cotas, sistemas de financiamento público e outros aspectos relevantes. 

O objetivo do projeto foi identificar áreas de oportunidade para intervenções educacionais que possam melhorar efetivamente a preparação e o apoio oferecido aos estudantes que desejam ingressar na universidade. Além disso, buscou-se também colher propostas dos estudantes para melhorar essa relação, incentivando sua participação ativa na transformação da escola.

Status: projeto realizado.