Conheça o Mapa Educação e os momentos marcantes que fazem parte da nossa história.
Em 2014, entrevistamos mais de cem líderes educacionais para entender quais eram os principais problemas da nossa educação… ver mais
Que a Educação do Brasil tem problemas, todos nós sabemos. A diferença é o que vamos fazer para mudar isso… ver mais
O Manifesto Voz do Jovem, como o nome já diz, contou com a participação de quase 12 mil jovens brasileiros… ver mais
A 2ª Conferência do Mapa reuniu 300 pessoas, entre elas: jovens engajados, especialistas e influenciadores para discutir problemas… ver mais
Depois de toda essa história, muitos eventos e pessoas impactadas nos perguntamos… ver mais
Durante o ano de 2019, passaram pela nossa rede 45 jovens, de 16 Estados do país, que realizaram mais de 45 ações cívicas e… ver mais
Foram 24 cidades com ações concluídas, 35 projetos nas eleições municipais e de fortalecimento dos núcleos, 6 mil… ver mais
Buscar soluções e criar iniciativas que contribuam para a Educação no nosso país – esse é o convite que a Jornada do Líder do Mapa… ver mais
Chegamos a terceira edição da pesquisa “Juventudes e a Pandemia 3: E agora?” ouvindo mais de 110 mil jovens e sendo a maior… ver mais
Em 2024 realizamos a terceira edição da Jornada do Líder, em que tivemos a oportunidade de formar mais 61 lideranças Mapa Educação…ver mais
Em 2023 realizamos a terceira edição da Jornada do Líder, em que tivemos a oportunidade de formar mais 61 lideranças Mapa Educação, que já estão atuando em seus territórios articulando diversas atividades e projetos com o intuito de potencializar a educação. O curso com formações síncronas e assíncronas sobre a organização, educação, evasão, projetos, liderança, máquina pública e movimentos políticos traz a possibilidade do jovem se tornar representante do Mapa em seus contextos locais.
Neste mesmo ano, fomos eleitos para três novas comissões nacionais: Comissão Nacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos, Frente Parlamentar Mista de Educação e Comissão Organizadora da Conferência Nacional de Juventude. Agora temos participação por meio de nossas lideranças nos Conselhos Regionais da Bahia e de São Paulo e, a nível municipal, em Sorocaba (SP) e Praia Grande (SP). Entendemos que a participação das nossas lideranças nesses espaços de debate e construção coletiva é primordial para que possamos pautar o debate sobre educação básica no Brasil com enfoque nas Juventudes.
Além disso, participamos em mais de 40 congressos e conferências municipais, estaduais e nacionais, incluindo nossa atuação no Comitê Organizador da Conferência Nacional de Juventude, que ocorreu em Brasília no final do ano.
Executamos também a V Conferência Mapa Educação com o tema “O Futuro em Tempo Real: Buscando a inovação e a diversidade na educação”, com o grande objetivo de trazer as juventudes para refletirem e construírem a próxima década da educação, dando voz a seus anseios sobre a educação em cada uma das regiões do Brasil.
Desenvolvemos a estrutura e o método para serem utilizados na concretização da pesquisa “A Voz do Jovem II”, que visou dar voz aos jovens para entender o que pensam, esperam e sonham para a Educação do Brasil, entendendo seu contexto atual e o que gostariam para o futuro. Formamos o Conselho Jovem, um grupo de 7 líderes do Mapa Educação responsáveis por garantir o alinhamento da pesquisa à realidade das juventudes brasileiras. Tais jovens foram responsáveis por levar as pesquisas para sua cidade fazendo o manifesto chegar na ponta.
Em 2014, entrevistamos mais de cem líderes educacionais para entender quais eram os principais problemas da nossa educação. Essas conversas nos deram base para construirmos um documento apontando os principais problemas da educação brasileira, apresentando também algumas soluções criadas e implementadas em diferentes cidades pelo país afora. Reunimos tudo isso no Manifesto Mapa do Buraco.
Após mapear esses problemas do Brasil, um dos entrevistados nos perguntou:
“E agora? O que vocês vão fazer para ‘tapar’ esses buracos?”
Com essa questão em mente consolidamos o movimento, em 2015, com uma missão bem clara:
“Colocar a educação como prioridade na agenda nacional, fazendo do jovem o protagonista dessa mudança.”
Acreditamos que a educação é o principal motor para um país com igualdade de oportunidades e que ninguém melhor do que o jovem para lutar por isso, já que somos diretamente atingidos pelas políticas de educação e seremos a próxima geração de líderes.
Organizamos, junto com a Avaaz, o primeiro e único debate presencial sobre educação, em 2014, com os representantes educacionais de cada um dos candidatos, o ex-ministro da educação, José Henrique Paim (2014), e a ex-secretária de educação do Estado de São Paulo (2007-2009), Maria Helena Guimarães de Castro.
Discutimos propostas das candidaturas para a Educação para qualificar o debate de ideias sobre esse tema tão importante.
No ano de 2022, chegamos à terceira edição da pesquisa “Juventudes e a Pandemia 3: E agora?” ouvindo mais de 110 mil jovens e sendo a maior pesquisa já realizada com as juventudes do Brasil. O Mapa Educação integrou o comitê de governança da pesquisa junto a instituições como Fundação Roberto Marinho, Atlas da Juventude, entre outras de relevância nacional. A pesquisa evidenciou o cenário das juventudes de todo Brasil, conseguimos destacar dados como o que 55% desses jovens sentem que ficaram para trás, em termos de aprendizagem, como consequência da pandemia.
Neste ano, o Mapa nas Eleições – projeto institucional realizado desde 2016 – foi mais intenso. Com um cenário eleitoral extremamente desafiador, dividimos nossa atuação em: construção da agenda reivindicatória, corrida nacional e corrida estadual. Na corrida nacional, realizamos o Posicionamento em Defesa da Educação e das Juventudes Brasileiras, além de outros 3 manifestos que assinamos em conjunto a outras organizações. Na corrida estadual, tivemos iniciativas em 10 de nossos núcleos, presentes em todas as regiões do país. Dialogamos com 15 partidos de diferentes ideologias políticas e firmamos parceria com 12 organizações do primeiro, segundo e terceiro setor em nossas ações.
Para finalizar um ano de muito trabalho, em dezembro organizamos a IV Conferência Mapa Educação. O tema foi “Nova Educação, Mundo do Trabalho e Futuro Sustentável: como seguimos?!”. Foram dois dias intensos de programação (10 e 11 de dezembro) no prédio da FFLCH (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas) da USP (Universidade de São Paulo). Contamos com público de áreas de Governança, Sociedade Civil, Empresas e Chão da Escola, que foram divididos em salas de estação de aprendizagem para a realização de atividades e discussões. A conferência recebeu mais de 200 jovens das cinco regiões do Brasil.
Em 2021, idealizamos e prototipamos a Jornada do Líder. Convidando as juventudes brasileiras a buscar soluções e criar iniciativas que contribuam para a Educação do nosso país. Ela se deu em 3 fases: processo seletivo, formação e desenvolvimento de projetos.
Foram aproximadamente 3000 interessados na jornada. Selecionamos 71 embaixadoras, de todas as regiões do Brasil, de perfis diversos para participar da experiência – tanto aqueles que possuíam um potencial de liderança quanto os que já participavam de projetos juvenis e de ativismo.
O curso teve duração 12 semanas, com 30 aulas e contou com a revisão de mais de 70 especialistas e parceiros. Com 38 vídeos, 40 professores, 8 atividades e 6 oficinas.
Foram 45 projetos, em 35 cidades, 160 pessoas envolvidas, 9 mil pessoas impactadas diretamente e com potencial de impacto de até 488,2 mil pessoas.
Além disso, em 2021 o Mapa correalizou uma pesquisa com mais de 68 mil jovens de todo Brasil sobre os impactos da pandemia da Covid-19 em suas vidas e na sociedade.
Com a chegada da Pandemia do Coronavírus, não pudemos continuar nosso plano sem considerar a realidade que o mundo estava vivendo. Por isso, refizemos o nosso planejamento e concentramos todos os nossos recursos em reduzir os efeitos da pandemia.
Acionamos toda a nossa rede – líderes, voluntários e participantes da III Conferência do Mapa – e propomos manter nossas atividades, mas com um foco específico: os problemas que a pandemia estava causando. Para isso, realizamos uma conversa com a nossa rede, para entender quais os principais gargalos daquele momento e chegamos a duas conclusões:
• Combate a notícias falsas sobre a situação da pandemia;
• Ações Cívicas para os desafios impostos pela pandemia.
Foram 25 projetos finalizados e 7320 pessoas impactadas. Através da rede de jovens, o Mapa Educação atuou como agente comunitário, contribuindo com informações de qualidade e ações proativas, que serviram para mitigar os efeitos da crise sanitária do coronavírus.
Em 2020, também realizamos o projeto Semana Educacional Jovem do Futuro, que teve como objetivo promover um diálogo entre jovens de todas as regiões do país com secretários estaduais de educação, para avançarem juntos no debate sobre o futuro da educação e da juventude. A escolha do tema foi definida diante da necessidade de entender esses desafios e de compartilhar com a juventude essas questões para buscarmos juntos uma solução.
Tivemos cinco dias de evento, um para cada região, para dar visibilidade às peculiaridades e às especificidades regionais. Ao todo, foram 12 das secretarias estaduais, alcançando 1.657 visualizações.
Durante o ano de 2019, passaram pela nossa rede 45 jovens, de 16 Estados do país, que realizaram mais de 45 ações cívicas e impactaram mais de 1500 pessoas!!
Em 2019, o tema norteador da III Conferência foi o Novo Ensino Médio. 170 jovens, de todos os Estados, estiveram presentes e mais 210 jovens assistiram a transmissão online.
Depois de toda essa história, muitos eventos e pessoas impactadas nos perguntamos:
“Tudo que estamos fazendo é ótimo, mas como vamos realmente alcançar nossa missão?”
Estava na hora de começarmos a medir o impacto das ações que realizávamos. Foi assim que lançamos nossa primeira turma de Coordenadores Regionais.
Jovens espalhados por todas as regiões do nosso país, realizando ações concretas para impactar a política local.
A 2ª Conferência do Mapa reuniu 300 pessoas, entre elas: jovens engajados, especialistas e influenciadores, para discutir problemas e soluções para a educação do nosso Brasil.
Foram 2 dias com palestras, debates e workshops voltados para formar jovens, com diferentes histórias de vida, em ativistas de políticas públicas educacionais. Especialistas como a pedagoga e consultora Cleuza Repulho, a diretora da Fundação SM, Pilar Lacerda, a chef de cozinha Paola Carosella e a diretora do Inspirare, Anna Penido, participaram desse encontro.
Durante a conferência, elaboramos posicionamentos e planos de ação que refletiam a visão de estudantes sobre pautas como a Base Nacional Comum Curricular e a reforma do Ensino Médio. Além disso, os jovens foram desafiados a aplicar o que aprenderam em suas cidades.
O Manifesto Voz do Jovem, como o nome diz, contou com a participação de quase 12 mil jovens brasileiros. Estes jovens foram ouvidos através de uma pesquisa a nível nacional por meio de formulários digitais, e, somado a isso, cerca de vinte entrevistas foram realizadas com jovens e professores com o objetivo de refletir e analisar os dados recolhidos.
A pesquisa e a entrevista se complementam – a primeira proporcionando uma visão mais sistemática e em grande escala, e a segunda contribuindo com mais profundidade sobre o pensamento dos jovens.
Com esse Manifesto entendemos de uma maneira global as ansiedades, desejos e críticas dos estudantes brasileiros. É preciso revolucionar o conteúdo das salas de aula e a maneira como ele é ensinado; envolver mais a comunidade escolar como um todo nas decisões que a afetam; valorizar professores e olhar com atenção para a grande desigualdade de recursos educacionais entre famílias em diferentes faixas de renda, o que causa uma grande injustiça a cada nova geração de estudantes.
Se por um lado encontramos uma série de problemas, de outro vislumbramos um dado que nos deu esperança: 95% dos jovens que responderam à nossa pesquisa disseram que têm vontade de mudar a educação brasileira.
Você pode ler o Manifesto do Jovem na íntegra e ver o lançamento dele!
Além disso, em 2016, organizamos um debate em uma escola pública de São Paulo, em parceria com o Quebrando o Tabu e o Instituto Singularidades. Estudantes, especialistas e gente igual a gente estiveram presentes para falar sobre: debate político nas escolas, debate de gênero nas escolas, habilidades do século XXI e modos alternativos de ensino, ocupações e Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
A campanha #MapaNasEleições foi criada também nesse ano para conscientizar e informar os eleitores sobre problemas relacionados à educação e ao papel do prefeito na educação municipal.
Questionamos os nossos seguidores do facebook sobre suas principais dúvidas a respeito das propostas dos candidatos em relação à educação. Desafiamos todos os candidatos à prefeitura dos três maiores colégios eleitorais do Brasil – São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador – a responderem, em 1 minuto, cada uma das 4 questões selecionadas. Tivemos como resultado:
• 90% dos candidatos enviaram seus vídeos
• 850 mil visualizações pelos nossas redes sociais
• 180 mil visualizações pela GloboNews
Que a Educação do Brasil tem problemas, todos nós sabemos. A diferença é: o que vamos fazer para mudar isso? Com essa pergunta em mente, percebemos que já tinha gente mudando a educação, só precisávamos encontrar essas pessoas. Para isso, lançamos o Desafio Mapa Educação, onde convidávamos pessoas que tinham ideias ou projetos inovadores sobre educação para ir até Brasília conhecer outros projetos e conversar com especialistas em educação.
Examinamos todos os mais de 150 projetos que foram enviados, selecionamos 100 deles e os levamos até Brasília.
Dá uma olhada no que foi essa Conferência!
O 1º Seminário sobre Evasão Escolar no Município de Mâncio Lima – Acre, organizado pelo Mapa Educação se propôs a debater e analisar os processos de evasão escolar na Educação Básica do município, através de debates acerca dessa temática com o objetivo de encontrar formas para enfrentar a evasão e o abandono escolar. A falta de acesso à internet e a ferramentas eficazes de ensino remoto são motivos que desestimulam e até impossibilitam a permanência de crianças e jovens na escola. Vencer os desafios impostos pelas desigualdades, agora ampliadas com a pandemia, é uma tarefa que necessita do envolvimento intersetorial e ágil do poder público.
Na oportunidade, foram debatidas as características qualitativas e quantitativas do percurso dos estudantes da Educação Básica no Município de Mâncio Lima, abordando o trabalho docente, o sucesso dos estudantes e as três formas de saída da educação: o abandono, as transições para o mundo do trabalho e para o ensino superior.
Status: projeto realizado.
Este projeto visa investigar a relação dos estudantes do 2º e 3º ano do Ensino Médio em escolas públicas estaduais de Canoas com o Ensino Superior, devido a uma demanda percebida de que o jovem canoense quer acessar a Universidade Pública e não encontra meios para isso. Por meio de uma pesquisa, conduzida de forma online devido à pandemia, aborda as motivações dos estudantes para ingressar na universidade, os obstáculos que enfrentam, o papel da escola na promoção desse acesso e o conhecimento dos estudantes sobre cotas, sistemas de financiamento público e outros aspectos relevantes.
O objetivo do projeto foi identificar áreas de oportunidade para intervenções educacionais que possam melhorar efetivamente a preparação e o apoio oferecido aos estudantes que desejam ingressar na universidade. Além disso, buscou-se também colher propostas dos estudantes para melhorar essa relação, incentivando sua participação ativa na transformação da escola.
Status: projeto realizado.