Jornada do Líder

Edição 2025

O que é a Jornada do Líder?

Buscar soluções e criar iniciativas que contribuam para a Educação no nosso país: este é o convite que a Jornada do Líder faz às juventudes brasileiras.

A Jornada do Líder é a trilha de formação do Mapa Educação. Com duração de 7 meses, ela é voltada para jovens que buscam fazer parte da mudança na educação brasileira.

Vagas limitadas. Uma turma por ano. Nesta edição serão selecionadas apenas 100 pessoas.

O Movimento Mapa Educação é uma organização sem fins lucrativos que existe para que a Educação Básica atenda às reais necessidades das juventudes brasileiras. Acreditamos que contribuir para que as e os jovens se tornem cidadãos ativos e protagonistas é um passo fundamental para termos não só melhores políticas públicas de educação, mas também para o fortalecimento da democracia.

Explorando Novas Trilhas (nossa seleção):

Você passará por um processo para que consigamos te conhecer mais, entender sua relação com a educação e se existe espaço para o Mapa na sua agenda em 2025. Além disso, pedimos um material de uma mão na massa, para te dar a oportunidade de apresentar algo criativo que vise realizar uma mudança em seu município.

Preparando a Mochila (formação ao longo da jornada):

Você receberá acesso a um curso online com aulas gravadas desenvolvido pelo Mapa Educação que conta com 4 grandes módulos, sendo eles:

Educação e Liderança, Política e Movimentos Sociais, Projetos e Metodologias e, por fim, sessões voltadas para o Socioemocional e Autoconhecimento. Sem contar que você terá espaço para externalizar tudo que você aprendeu com uma mentora e um grupo de jovens que estão no Mapa pelo mesmo motivo que você.

Rumo à Montanha (desenvolvimento de projetos):

Por fim, você vai colocar na prática tudo que você aprendeu no curso, realizando um projeto de impacto local com um tema norteador que o Mapa escolhe todos os anos e será revelado no encontro de abertura.

Fases da Jornada do líder

Competências desenvolvidas na Jornada do Líder

Pensamento crítico

Visão consciente, plural e autônoma, que considera os vieses e individualidades de cada pessoa;

Responsabilidade

Trazer para si um senso de responsabilidade e transformação da sociedade em que estamos inseridos, mostrando o poder da reflexão crítica e da ação;

Cooperação

Exercitar a colaboração, percebendo que a co-construção enriquece e contribui para criação de soluções conectadas com as necessidades da sociedade;

Comunicação

Saber escutar, influenciar e comunicar-se com diferentes atores envolvidos no processo, integrando diferentes pontos de vista;

Perseverança

Capacidade de manter-se engajada e motivada, apesar das dificuldades no processo;

Diversidade

Entender que a pluralidade de visões é fundamental e enriquecedora para o processo democrático e para realizar ações coerentes com as realidades locais;

Liderança

Atitude curiosa e empática, disposta a trabalhar de forma colaborativa, servindo de exemplo de iniciativa e ética para aquelas ao seu redor;

Poder de Ação

Capacidade de planejar e agir com os recursos disponíveis, entendendo a importância de resolver problemas e dar o primeiro passo.

O Processo Seletivo – O começo da sua Jornada!

Você sente vontade de impactar a sua realidade fazendo parte da mudança na educação brasileira e entrar para a Rede de Líderes do Mapa? Confira os pré-requisitos para se inscrever no Processo Seletivo:

  • Ter de 15 a 24 anos;
  • Acesso à internet;
  • Disponibilidade de 5 a 7 horas semanais;
  • Ter disponibilidade na agenda de março até novembro para realizar as atividades propostas;
  • Morar no Brasil nos próximos 2 anos;
  • Atender aos requisitos previstos no edital em cada fase prevista na Jornada;
  • Compartilhar dos valores do Mapa Educação.

Nossa Formação – A sua Jornada começa aqui!

Através da nossa formação, durante o primeiro semestre, oferecemos ferramentas para que as nossas juventudes possam transformar a educação nos seus municípios. Durante a fase de curso, teremos palestrantes ao vivo e histórias que ilustram o envolvimento relevante com a política. Oferecemos ferramentas que viabilizem o seu desenvolvimento de liderança e sua capacidade de mobilização, criando estratégias de engajamento.

Você conseguirá construir esse processo, desde o mapeamento de problemas locais e organização das partes interessadas, até o planejamento e execução das ações, visando democratizar conteúdos essenciais para o engajamento sócio-político, que podem não ter sido acessados durante a educação básica.

Estrutura do curso (4 frentes):

Estrutura do curso (4 frentes):

Aulas da semana:

No máximo três aulas assíncronas por semana, com conteúdos que combinam vídeos, textos e uma sessão de materiais complementares. Algumas semanas tem aula bônus (uhul!)

OBRIGATÓRIO

Encontros com Convidado:

Workshops e debates ao vivo, que ficam gravados para quem não pôde estar presente. As faltas serão abonadas mediante ao resumos das gravações assistidas, enviadas por e-mail.

OBRIGATÓRIO

Atividades Mensais:

Atividades semanais em grupo ou individuais, que dialogam com os conteúdos da semana.

OBRIGATÓRIO

Encontro Semanal:

Conversas em grupo sobre as aulas e atividades da semana.

OBRIGATÓRIO

Fase de projetos – Rumo à montanha!

A fase de realização de projetos visa gerar impacto local, consolidando as suas habilidades de liderança que você adquiriu ao longo da fase de curso, te preparando para ingressar na Rede de Líderes.

Nesta etapa, o principal foco é impulsionar a paixão, liderança e iniciativa (PLI) por meio da elaboração de um projeto nas áreas de: Escola e Desenvolvimento, Sociedade Civil e Governança. Realizar um projeto que desperte seu entusiasmo, faça sentido para você e, simultaneamente, sane o problema identificado.

Esse momento é o mais divertido e desafiador da Jornada do Líder! É nessa etapa que você irá colocar em prática o seu poder de transformação, trabalhando a proatividade, criando situações que necessitem de atitude, capacidade de resolver problemas de maneira autônoma e com iniciativa, saindo da sua zona de conforto, se inspirando em sua realidade para se sensibilizar, além de perceber algo de forma diferente, estipulando assim os objetivos e metas para serem atingidas.

O topo da montanha – Rede de Líderes

Ao final da etapa de projetos, você e as outras embaixadoras irão chegar ao Topo da Montanha e se tornar lideranças do Mapa Educação, juntando a Rede de Líderes que já chegaram lá.

As Líderes do Mapa estão aptas para realizarem projetos de temáticas livres com foco no impacto e desenvolvimento educacional de suas regiões, pois desenvolvem senso de comunidade, captam futuras embaixadoras locais e se tornam referência de mobilização na sua região.

Potências do Mapa

Gostou? Então venha fazer parte da mudança na educação do Brasil com a gente!

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1º Seminário Sobre Evasão Escolar no Município de Mâncio

O 1º Seminário sobre Evasão Escolar no Município de Mâncio Lima – Acre, organizado pelo Mapa Educação se propôs a debater e analisar os processos de evasão escolar na Educação Básica do município, através de debates acerca dessa temática com o objetivo de encontrar formas para enfrentar a evasão e o abandono escolar. A falta de acesso à internet e a ferramentas eficazes de ensino remoto são motivos que desestimulam e até impossibilitam a permanência de crianças e jovens na escola. Vencer os desafios impostos pelas desigualdades, agora ampliadas com a pandemia, é uma tarefa que necessita do envolvimento intersetorial e ágil do poder público.

Na oportunidade, foram debatidas as características qualitativas e quantitativas do percurso dos estudantes da Educação Básica no Município de Mâncio Lima, abordando o trabalho docente, o sucesso dos estudantes e as três formas de saída da educação: o abandono, as transições para o mundo do trabalho e para o ensino superior.

Status: projeto realizado. 

O jovem canoense e o Ensino Superior: pesquisa com estudantes

Este projeto visa investigar a relação dos estudantes do 2º e 3º ano do Ensino Médio em escolas públicas estaduais de Canoas com o Ensino Superior, devido a uma demanda percebida de que o jovem canoense quer acessar a Universidade Pública e não encontra meios para isso. Por meio de uma pesquisa, conduzida de forma online devido à pandemia, aborda as motivações dos estudantes para ingressar na universidade, os obstáculos que enfrentam, o papel da escola na promoção desse acesso e o conhecimento dos estudantes sobre cotas, sistemas de financiamento público e outros aspectos relevantes. 

O objetivo do projeto foi identificar áreas de oportunidade para intervenções educacionais que possam melhorar efetivamente a preparação e o apoio oferecido aos estudantes que desejam ingressar na universidade. Além disso, buscou-se também colher propostas dos estudantes para melhorar essa relação, incentivando sua participação ativa na transformação da escola.

Status: projeto realizado.