Buscamos transformar a educação através de projetos que atendam às reais necessidades das juventudes. Aqui você pode conferir alguns que foram realizados por nossa rede de líderes através da formação e orientação do Mapa.
Líder: Ulissys Bandeira | Mâncio Lima (AC)
Impactados: 1800 pessoas
Realização: Jornada do Líder 2022
Líder: Gabriel Borsato | Canoas (RS)
Impactados: 65 pessoas
Realização: 2021
Líder: Bruna Wendhausem Enne | São Paulo (SP)
Impactados: 400 estudantes surdos
Realização: Jornada do Líder 2022
Líder: Herbert Mehiel Nascimento Venas | Salvador (BA)
Potencial de impacto: 1.743.048 jovens baianos
Realização: Jornada do Líder 2022
Líder: Jaqueline Cuevas Cortes | Ferraz de Vasconcelos (SP)
Impactados: 125 Estudantes de Ensino Médio
Realização: Jornada do Líder 2021
Líder: Jordana de Sena Campos | São José de Ribamar (MA)
Potencial de impacto: 88.005 jovens
Realização: Jornada do Líder 2021
Líder: Juliana Santos Oliveira | São Paulo (SP)
Impactados: 25 estudantes do 9° ano do Ensino Fundamental ao 3° ano do Ensino Médio
Realização: Jornada do Líder de 2021
Líder: Karen Calixto de Macedo | Brasília (DF)
Impactados: .38 pessoas oriundas de Organizações educacionais do terceiro setor
Realização: Jornada do Líder de 2021
Líder: Layla Esteves Nogueira | Uberlândia (MG)
Impactados: 15 estudantes do Ensino Médio
Realização: Jornada do Líder de 2021
Líder: Marco Antonio Arantes de Souza Filho | São José dos Campos (SP)
Realização: Jornada do Líder de 2022
Embaixadora: Maria Eduarda Olímpio Lopes | Luziânia (GO)
Impactados: 195 estudantes e professores
Realização: 2021
Líder: Mattheus Oliveira Silva | Belém (PA)
Impactados: 6599 jovens paraenses
Realização: Jornada do Líder de 2021
Líder: Nathan Gabriel Cerqueira Carvalho | Feira de Santana (BA)
Impactados: 500 estudantes de Ensino Médio
Realização: Jornada do Líder de 2022
Líder: Ricardo Duarte Dutra | Escada (PE)
Impactados: 180 jovens
Realização: Jornada do Líder de 2022
Líder: Samuel de Oliveira Buriti | Bauru (SP)
Impactados: 200 pessoas da comunidade escolar (Senac-Bauru)
Realização: Jornada do Líder de 2022
Líder: Valmor Rosa de Araújo | Mostardas (RS)
Impactados: 8 estudantes e professores
Realização: Jornada do Líder de 2021
Líder: Anna Vieira da Silva Santos e Daniela da Silva Taverni
Impactados: 105 pessoas da comunidade civil
Realização: 2022
Líder: Soelen Dipp dos Santos | Passo Fundo (RS)
Impactados: 15 crianças de com idades entre 5 e 9 anos
Realização: 2021
O 1º Seminário sobre Evasão Escolar no Município de Mâncio Lima – Acre, organizado pelo Mapa Educação se propôs a debater e analisar os processos de evasão escolar na Educação Básica do município, através de debates acerca dessa temática com o objetivo de encontrar formas para enfrentar a evasão e o abandono escolar. A falta de acesso à internet e a ferramentas eficazes de ensino remoto são motivos que desestimulam e até impossibilitam a permanência de crianças e jovens na escola. Vencer os desafios impostos pelas desigualdades, agora ampliadas com a pandemia, é uma tarefa que necessita do envolvimento intersetorial e ágil do poder público.
Na oportunidade, foram debatidas as características qualitativas e quantitativas do percurso dos estudantes da Educação Básica no Município de Mâncio Lima, abordando o trabalho docente, o sucesso dos estudantes e as três formas de saída da educação: o abandono, as transições para o mundo do trabalho e para o ensino superior.
Status: projeto realizado.
Este projeto visa investigar a relação dos estudantes do 2º e 3º ano do Ensino Médio em escolas públicas estaduais de Canoas com o Ensino Superior, devido a uma demanda percebida de que o jovem canoense quer acessar a Universidade Pública e não encontra meios para isso. Por meio de uma pesquisa, conduzida de forma online devido à pandemia, aborda as motivações dos estudantes para ingressar na universidade, os obstáculos que enfrentam, o papel da escola na promoção desse acesso e o conhecimento dos estudantes sobre cotas, sistemas de financiamento público e outros aspectos relevantes.
O objetivo do projeto foi identificar áreas de oportunidade para intervenções educacionais que possam melhorar efetivamente a preparação e o apoio oferecido aos estudantes que desejam ingressar na universidade. Além disso, buscou-se também colher propostas dos estudantes para melhorar essa relação, incentivando sua participação ativa na transformação da escola.
Status: projeto realizado.
dealizada e projetada durante a Jornada do Líder de 2022, a Olimpíada Brasileira de Matemática em Libras (OBMLibras) é a primeira olimpíada de proporção nacional voltada para estudantes surdos. Ela tem como objetivo tornar acessível olimpíadas escolares para alunos surdos matriculados na rede básica de ensino. Realizada em uma única fase em formato online e totalmente gratuita, a OBMLibras compreende dois níveis: um compatível com Ensino Fundamental II (6º a 9º ano) e o outro com o Ensino Médio (1ª a 3ª série), em escolas públicas e privadas com alunos surdos e fluentes em Libras de todo o Brasil.
A prova é elaborada por um grupo de professores convidados, surdos e ouvintes, de diversas Universidades do Brasil, gravada em Libras e disponibilizada em uma plataforma virtual. Os alunos vencedores, os professores responsáveis e suas escolas são premiados em três categorias: 6° e 7° anos do Ensino Fundamental II, 8° e 9° anos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Os prêmios possuem caráter didático, como livros, materiais, bolsas de estudo e gratuidade em softwares educacionais.
A primeira edição da OBMLibras foi realizada no ano de 2022 e contou com 380 inscrições de estudantes surdos de todas as regiões do Brasil.
Status: projeto realizado e com planos de expansão (atender mais alunos) para o ano de 2023.
Reforçando as Bases é um projeto de criação de uma proposta legislativa a ser apresentada à Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (ALBA). Sua finalidade é criar um dispositivo legal que institua Comissões de Permanência e Êxito estudantil, em escolas estaduais do estado Baiano. Pretende-se com essa proposta de lei e de sua consolidação como legislação obter dados para o fomento, planejamento e articulação de políticas públicas educacionais efetivas, que sejam eficazes para análise dos alunos que estejam em situação de vulnerabilidade e no combate à evasão escolar e à distorção idade-série. Para além da criação de uma lei que se adeque às realidades regionais do estado, espera-se que tal proposta legislativa fomente um amplo debate público sobre o assunto durante sua tramitação dentro da Assembléia Legislativa do Estado da Bahia.
A proposta legislativa já está escrita e fundamentada, com base em dados coletados pelo líder. Sua apresentação a parlamentares e, por fim, à ALBA está em andamento, visto que houve mudanças recentes na composição de tais órgãos deliberativos.
Status: projeto em andamento.
#tmj Pela Educação foi um projeto de idealização e organização de encontros, físicos e virtuais, com alunos do 1° ao 3° ano do ensino médio para levar informações sobre carreira e desenvolvimento pessoal aos estudantes e transformar a percepção que eles têm acerca de suas habilidades e competências nos estudos. Com o objetivo de contribuir para a redução da evasão escolar por meio do conhecimento dos estudantes sobre si, das oportunidades e do protagonismo que há em cada sobre suas carreiras e vida, o #tmj Pela Educação se embasou em três Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU: ODS 4 (Educação de Qualidade), ODS 8 (Emprego Digno e Crescimento Econômico) e ODS 10 (Redução das Desigualdades). Democratizar o conhecimento, empoderar juventudes e construir sonhos por meio do protagonismo foram pilares norteadores dos encontros. O projeto foi realizado de 25 de outubro a 29 de novembro de 2021, com alunos do 1° ao 3° ano do ensino médio da rede pública, na cidade de Ferraz Vasconcelos (SP).
Status: projeto realizado.
O Programa Escola Bem Alimentada é um projeto de política pública voltado para a educação municipal da cidade de São José de Ribamar (MA), seu propósito é atuar na melhoria da qualidade e da segurança alimentar nas escolas da rede pública do município, bem como fomentar a participação da comunidade externa (família e agricultores familiares) na execução dessa política pública fundamental para a permanência estudantil.
Para isso, o Escola Bem Alimentada contou a criação de três projetos de lei (PLs) e de dois requerimentos, voltados às campanhas de conscientização e valorização da merenda escolar, à participação dos familiares e responsáveis por alunos matriculados, à contratação de profissionais qualificados e à solicitação de informações sobre a presença da agricultura familiar na alimentação escolar.
A ideia é que o projeto não se restrinja ao município, mas se espalhe em outras Câmaras Municipais e tenha também sua devida inserção em nível estadual, pela Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão.
Status: projeto realizado.
O projeto Mulheres do Amanhã é um programa que visa inspirar e engajar meninas de escolas públicas nos estudos, para que se sintam menos propensas a abandonarem a escola por questões de gênero (gravidez precoce ou desestímulo em sua formação), através de encontros virtuais com especialistas e acompanhamento de mentoras. A primeira edição, realizada em 2021, teve duração de dois meses e contou com encontros coletivos (palestras ou rodas de conversa) e mentorias individuais.Essas atividades tiveram como temática educação sexual e planejamento vocacional e para construção do futuro que elas almejam, além de criarem um ambiente de acolhimento e discussão de questões ligadas ao gênero.
As participantes da primeira edição foram alunas do 9º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, da rede pública do Estado de São Paulo. As mentoras, por sua vez, foram mulheres voluntárias de distintas idades, formações e regiões do país.
Mulheres do Amanhã tem como objetivo reduzir a evasão escolar de alunas do Ensino Fundamental e Ensino Médio, matriculadas em escolas públicas do Estado de São Paulo.
Status: projeto realizado e trabalhando em aperfeiçoamentos para os próximos anos.
O Prospecção Ubuntu foi um projeto de capacitação e acompanhamento voltado para organizações educacionais do terceiro setor do Distrito Federal, visando impulsioná-las para que conseguissem atingir seus objetivos com excelência. O Projeto foi composto por três etapas: pesquisa, capacitação e acompanhamento. Na primeira etapa, foi realizada uma pesquisa para que fosse possível entender os desafios das organizações e a partir desse entendimento os temas da capacitação foram elencados. Na segunda etapa, foi realizada a capacitação dos participantes, por meio de palestras com as temáticas levantadas na primeira etapa do projeto. Por último, fez-se o acompanhamento dos participantes, foram realizados encontros individuais e em grupos e, assim, foi possível assistir e orientar o desenvolvimento das organizações participantes.
O Prospecção Ubuntu tem como objetivo orientar e ajudar equipes e líderes de projetos de organizações educacionais do terceiro setor no seu desenvolvimento e na ampliação do seu impacto social. A primeira turma de formação do projeto contou com 38 pessoas de organizações educacionais do terceiro setor.
Status: projeto realizado.
O Abaixo-assinado para Diminuição dos Alunos por sala foi idealizado e criado durante a Jornada do Líder de 2021. O projeto tem como objetivo a redução do número de alunos em sala de aula no município de Uberlândia, por meio de uma solicitação coletiva que será utilizada como recurso de persuasão no debate público acerca de uma problemática educacional: o elevado número de alunos por sala em escolas públicas.
A ação inicial do projeto foi levantar 100 assinaturas, em 2 meses, e, então, levar tal solicitação coletiva para ser debatida pela Secretaria de Educação de Uberlândia e pela Câmara de vereadores do município. Espera-se com esse projeto fomentar a discussão acerca dos prejuízos de aprendizagem que uma sala de aula superlotada pode causar aos estudantes e, assim, pressionar o poder público para que ações sejam tomadas na resolução dessa problemática.
Status: projeto realizado.
O Educatech foi criado e desenvolvido na Jornada do Líder de 2022, o projeto consiste em um material educativo sobre o uso do Google Docs para fins acadêmicos. Com objetivo de fomentar o letramento digital entre alunos de 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental que necessitam de orientação a respeito de ferramentas digitais, o Educatech fornece uma oficina, acompanhada de material educativo (slides), em que se explora o que é “letramento digital”, a importância de dominar ferramentas de produção de texto em ambiente digital, além de ensinar como se usa o Google Docs.
O projeto não se encerra no oferecimento das oficinas, o material educativo está disponível para ser utilizado por estudantes que necessitem dessa orientação e foi compartilhado nas redes sociais para impactar a maior quantidade de jovens possível. Criar estudantes aptos a usarem a tecnologia em benefício do seu aprendizado é a finalidade maior do Educatech.
Status: projeto realizado.
Criado em 2018 pela Professora de Língua Inglesa Sofia Faria, o Projeto English for All conectou estudantes de língua inglesa de dois países diversos, Brasil e Tailândia, para que pudessem se comunicar e, assim, exercitarem o uso da Língua. Em 2021, a embaixadora Maria Eduarda Olímpio Lopes visualizou a importância do projeto, devido a sua relevância para o estímulo dos alunos nas aulas de língua inglesa, na escola e na vida estudantil, e reformulou o English for All, trazendo novos contornos à iniciativa.
O projeto possibilita que os alunos tenham contato com diferentes culturas e com vários jovens, de diferentes países, utilizando a língua inglesa. Esse contato faz com que eles percebam que podem acessar e conversar com pessoas em diferentes lugares do mundo, ampliando o senso de cidadania global dos alunos. Assim, desenha-se o propósito do projeto que é engajar alunos na interação com outros estudantes, de diferentes países, utilizando a língua inglesa, a fim de que desenvolvam habilidades linguísticas, sociais e comunicativas.
Na reformulação do projeto, em 2021, foi ampliada a conexão com vários países, a partir de parceiros da rede Teach For All, sendo possível conectar aproximadamente 180 estudantes, através de 15 professores engajados, oriundos de seis países: Brasil, Índia, Vietnã, Taiwan, México e Nigéria. Esses alunos foram agrupados, a partir da faixa-etária, em catorze (14) grupos de whatsapp, com a média de doze (12) estudantes por grupo, mediados por um professor. Utilizando os grupos, os alunos se comunicavam em inglês, respondendo atividades diversas enviadas semanalmente e interagindo uns com os outros sobre os mais diversos temas culturais.
Status: projeto realizado.
O Faz a Tua Oportuna (FATO) é um projeto de compartilhamento de oportunidades de desenvolvimento pessoal, profissional e comunitário voltado para as juventudes paraenses. Estruturado durante a Jornada do Líder de 2021, o FATO é um desdobramento da cooperação multissetorial entre sociedade civil, organizações sociais, setor público e privado. Todos esses atores colaboram para que seja possível compartilhar oportunidades profissionais e de qualificação e oferecer encontros temáticos sobre empregabilidade, voluntariado e democracia. O objetivo central do projeto é conectar jovens, das 13 mesorregiões paraenses, a oportunidades que gerem qualificação profissional, desenvolvimento pessoal e renda.
A atuação do FATO se dá, principalmente, pelas redes sociais. Em grupos criados no WhatsApp são transmitidas oportunidades de vagas de emprego, inscrições de cursos, etc. Já o eixo de encontros temáticos é oferecido em lives realizadas quinzenalmente na conta do Instagram do projeto. Os encontros visam discutir questões que promovam a autoconfiança dos jovens participantes, além de propiciar o compartilhamento de aprendizados entre eles.
Status: projeto realizado.
AssessoriaMUN foi um projeto criado para assessorar coletivos de estudantes localizados no estado da Bahia, com o intuito de incentivar atividades que reforcem o protagonismo estudantil. O projeto nasceu para que as escolas estaduais baianas possuam um suporte técnico-científico e desenvolvam com seus estudantes metodologias ativas, preparando-os para ações de protagonismo no debate público acerca dos interesses estudantis.
O objetivo da AssessoriaMUN é democratizar as simulações da ONU no estado da Bahia. Assim as ações do projeto envolvem assessorar estudantes que desejam promover Simulações da ONU e Debates Competitivos, eventos que através de debates e negociações incluem jovens no ambiente diplomático para solucionar as problemáticas mundiais. A AssessoriaMUN oferta todo o conhecimento acadêmico de Modelos, desde a estrutura de Simulação até a escrita de guias de estudos e treinamentos.
Para isso, são oferecidos treinamentos semanais e virtuais sobre estrutura de Simulações e Debates Competitivos, escrita científica, construção de guias de estudos e treinamentos sobre MUNs. A assistência aos coletivos é dada via whatsapp e o assessoramento acompanha os estudantes em todas as etapas do processo.
Status: projeto realizado.
O projeto propõe a criação de um Conselho Municipal para Juventude no município de Escala (PE), um espaço político em que os jovens poderão ter voz para pautar ações relevantes à sua formação, ligadas – direta ou indiretamente – à sua educação. Com o objetivo de criar um espaço importante de mobilização das juventudes de Escala (PE), o projeto prevê a criação de uma Lei Municipal em que seja possível a efetivação do Conselho Municipal de Políticas Públicas para a Juventude (CMPPJ).
Para além da proposta de criação de Lei Municipal, o projeto também atuará na articulação pela sua efetiva tramitação e aprovação, como também fará o acompanhamento do processo de instalação do CMPPJ. Espera-se que o Conselho Municipal de Políticas Públicas para a Juventude da cidade de Escala esteja em funcionamento até o mês de junho de 2023.
Status: projeto em andamento.
O Grêmio Livre é um projeto que visa a implementação de um grêmio acadêmico no SENAC da cidade de Bauru (SP), para que haja maior participação e representatividade estudantil nessa comunidade escolar. Com a implementação do grêmio, busca-se a autonomia e o cooperativismo dos alunos por meio de um órgão que permita e estimule a participação ativa dos estudantes na construção do ambiente acadêmico, bem como na discussão das questões ligadas a eles dentro do ambiente escolar.
O projeto Grêmio Livre tem como finalidade maior destacar a importância da constituição de uma organização social e política que represente a voz dos estudantes no ambiente escolar, por meio da ação direta dos alunos na construção desse espaço de representatividade.
Status: projeto em andamento.
Evasão Escolar: Do piso da escola à legislação municipal foi um projeto que teve como foco inicial realizar uma busca ativa direcionada a alunos em situação de abandono escolar matriculados na Escola Estadual de Ensino Fundamental 11 de Abril, localizada em Mostardas, Rio Grande do Sul. O projeto também previa a formação de professores e profissionais da educação acerca dessa problemática e sobre os caminhos de sua prevenção. No entanto, o desenvolvimento do projeto o levou para rumos de uma ação política na esfera legislativa.
Assim, tornou-se um projeto de elaboração de uma proposta de Lei voltada para o combate e para a prevenção do abandono e evasão escolar. O projeto de Lei foi protocolado no poder Legislativo, Câmara Municipal de Vereadores de Mostardas, e deverá entrar em tramitação para tornar-se uma lei. As mudanças de rota do projeto não alteraram o objetivo central inicial: colocar o problema da evasão escolar e suas causas em debate para que os atores-chave possam discutir a respeito e colocá-las em destaque na agenda pública.
Status: projeto realizado.
VVCP- Violências, Vivências e Cultura de Paz é um projeto que busca dar subsídios para a formação de uma Cultura de Paz nas relações interpessoais entre jovens estudantes. O projeto oferece, por meio de workshop online, oficinas para discussão e conscientização acerca da relevância de que as relações humanas se tornem baseadas no diálogo, na tolerância, na consciência da diversidade dos seres humanos e de suas culturas, promovendo uma sociedade mais igualitária e inclusiva. Dessa maneira, a construção da Cultura de Paz é possível de ser inserida no âmbito educacional, investindo em ações vivenciais e humanas, desenvolvendo competências necessárias para a educação contemporânea e do futuro.
O projeto tem como propósito contribuir para que mais pessoas tenham consciência e reflexão acerca da Cultura de Paz, tanto no âmbito escolar como na vida cotidiana, aprendendo a se comunicar de forma não-violenta e assumindo um caráter humano e tolerante nas relações sociais.
Status: projeto realizado.
O Cirandando a Educação foi um projeto que criou oportunidades de aprendizagem para crianças em situação de vulnerabilidade e que estivessem com dificuldade no desenvolvimento escolar, residentes no bairro de Valinhos no município de Passo Fundo (RS). O objetivo do projeto foi alcançar crianças que foram afetadas pela interrupção das aulas presenciais, durante a pandemia de Coronavírus, e assim tiveram prejuízos significativos na aprendizagem.
Para que o projeto fosse desenvolvido foi realizado um mapeamento do número de crianças em fase escolar, para averiguar quantas apresentavam dificuldade de aprendizagem para, então, organizar grupos por níveis de faixa-etária. As atividades foram ministradas na Associação da Comunidade de Moradores da Ocupação 2, por professores voluntários. Também foram realizadas reuniões com os pais ou responsáveis para envolvê-los no projeto. Ao todo, foram atendidas 15 crianças, com idades entre 5 e 9 anos. A ideia é que o Cirandando a Educação possa se expandir, conseguindo um maior número de professores voluntários e, assim, atender mais crianças.
Status: projeto realizado.